terça-feira, 12 de março de 2013





light e diet

Você vai ao mercado e, procurando por uma alimentação mais saudável, fica em dúvida entre os produtos light e diet. Mas afinal, qual é a diferença? Os produtos light têm menos calorias que os diet? Vamos às diferenças:

Produtos diet: São aqueles nos quais há a eliminação de um ou mais ingredientes da fórmula original.

Um alimento diet é aquele no qual não há açúcares, ou gorduras, ou sódio, ou proteínas, ou algum outro ingrediente. Mas engana-se quem pensa que um alimento, por ser diet, tenha menos calorias. Um exemplo típico são os chocolates diet. Apesar de serem restritos de açúcar, têm quase a mesma quantidade de calorias do chocolate porque possuem mais gorduras.

O chocolate diet é indicado para as pessoas diabéticas pois é restrito em açúcar (carboidrato), mas não para as que desejam reduzir de peso, já que no chocolate diet há uma maior adição de gordura, o que faz com que o seu valor calórico se aproxime do chocolate convencional.

Produtos light: Se sua dúvida é: produtos light têm menos calorias que os diet? Depende!

Enquanto nos alimentos diet há a eliminação de um ingrediente, nos light há redução mínima de 25%. Porém, isso não significa que um alimento light tenha mais calorias que o diet, já que depende de qual substância teve sua quantidade reduzida. Então, resumindo: produtos dietéticos não levam açúcar na composição. Isso significa que o consumo desses produtos está liberado para pessoas que seguem uma dieta com restrição à ingestão de açúcar, mas não significa que esses produtos não possuem calorias ou não engordam.

Quando um produto tiver redução significativa de pelo menos um dos ingredientes encontrados na fórmula original, pode ser considerado light. Estes produtos possuem menos calorias do que os convencionais, o que não significa que não contém calorias. 

Vania Barros crn 1446
nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário